TAGS:
OTORRINO
OTORRINO EM FORTALEZA
OTORRINOLARINGOLOGISTA
CONSULTA COM OTORRINO
CERA DO OUVIDO
LAVAGEM DE OUVIDO
OTORRINOLARINGOLOGIA
Cera no ouvido:

Nesta seção você saberá:

- Por que o ouvido produz cera ?

- Qual o melhor método para limpeza dos ouvidos ?

- Quando você deve procurar um médico ?

- E mais...

A vontade de manter os ouvidos limpos pode ser bastante arriscada, pois o ouvido é uma área bastante sensível e delicada, incluindo a pele do canal ou conduto auditivo externo e a membrana do tímpano.

Por isto, cuidados especiais devem ser tomados com esta importante parte de nosso corpo, principalmente com o uso de cotonetes e outros objetos inseridos no conduto auditivo.  

Por que o ouvido produz cera ?

O cerume ou cera é normal e deve estar presente em quantidades normais em nosso conduto auditivo. Esta cera serve como proteção para a pele do conduto e funciona como um “repelente” para água. A ausência de cera pode provocar ouvidos ressecados e com coceira. A maior parte do tempo o conduto é limpo "automaticamente", pois há uma migração lenta e ordenada da pele do canal auditivo da membrana do tímpano para a abertura do ouvido, ou seja, de dentro para fora. A cera mais velha é constantemente transportada para fora onde ela usualmente se resseca, transforma-se em flocos e cai. Você pode ou não perceber isto.

A cera não é produzida na parte mais profunda do canal auditivo, na região próxima à membrana timpânica, mas somente na parte mais externa do canal. Então quando um paciente apresenta bloqueio do canal com a cera próxima à membrana timpânica, provavelmente a pessoa introduziu e acabou empurrando a cera com cotonetes, chaves, clips ou até mesmo guardanapos.

O bloqueio causado pela cera pode provocar sensações muito desagradáveis tais como plenitude auricular (sensação de ouvido cheio), dor no ouvido, diminuição da audição, zumbidos e estalos.

Qual é o método recomendado para limpeza do ouvido ?

Sob circunstâncias ideais, o canal ou conduto auditivo externo nunca deve ser limpo por dentro. Entretanto, na maioria dos casos não é assim. Para limpar adequadamente os ouvidos, após um banho com água morna, limpe somente a porção mais externa do conduto, com o dedo mínimo enrolado em uma toalha fina. O mais importante é não introduzir nenhum objeto dentro do canal auditivo.

Mas se você já apresentar bloqueio do canal pela presença de cera, na grande maioria dos casos um tratamento simples pode fazer com que haja um amolecimento do cerume. Gotas podem ser aplicadas, tais como óleo mineral, óleo de bebê, glicerina ou até mesmo produtos comerciais como Cerumin© podem ser aplicados no conduto, desde que não haja perfuração na membrana do tímpano.

Por que não se deve utilizar cotonetes para a limpeza do conduto auditivo ?

O bloqueio por cera é uma das causas mais comuns de perda auditiva. Esta perda é temporária e de fácil solução: basta remover o cerume impactado. Mas quando há esta perda auditiva, na grande maioria das vezes, os pacientes usam produtos como cotonetes ou até mesmo chaves e clips na tentativa da limpeza e desobstrução do conduto auditivo. Entretanto, estas tentativas acabam por simplesmente empurrar a cera, ou parte dela, ainda mais para dentro do canal auditivo. E o que é pior, estes objetos pontiagudos podem traumatizar e até mesmo perfurar a membrana do tímpano.

Quando você deve procurar um médico otorrinolaringologista ?

Quando a pessoa está bastante incomodada com a presença da cera ou está com diminuição da audição pela impactação da cera no canal auditivo, um médico otorrinolaringologista deve ser procurado. O médico tentará realizar a remoção da cera, ou com lavagens com água morna ou com instrumentos especiais para retirar o cerume impactado.

Caso o otorrinolaringologista não consiga retirar no momento, em casos em que a cera está bastante compacta ou ressecada, o que pode machucar o canal auditivo, ele irá prescrever gotas para que sejam utilizadas para amolecer a cera.

O uso destas gotas pode ser bastante incômodo, pois o paciente pode apresentar piora dos sintomas pela própria presença das gotas em conjunto com a cera durante o uso (mais zumbidos, piora da perda auditiva, sensação de água no ouvido, etc), mas é importante para a retirada do cerume.

Quais são os principais sintomas do acúmulo de cera ?

- Perda auditiva que pode ser parcial e também progressiva

- Zumbido e barulhos no ouvido

- Dor de ouvido

- Sensação de plenitude ou de ouvido cheio.

O tratamento com cones ou velas é recomendado para a remoção da cera ?

Não. O uso de vela ou dos cones, o mais famoso é o cone hindu, não é recomendado, pois estes objetos podem provocar traumas potencialmente sérios. Os traumas mais comuns são queimaduras, obstrução ainda maior do conduto auditivo, perfuração da membrana timpânica e traumatismo na orelha média.

Maiores informações, entre em contato: joaoflavioce@hotmail.com

Médico responsável: Dr. João Flávio Nogueira - CRM(CE) 9344

IMPORTANTE: Estas informações foram escritas para ajudar a compreender melhor o seu problema e complementar as orientações dadas por seu médico, mas não excluem a necessidade de uma consulta médica e nem permitem o auto-diagnóstico e tratamento.

Caso tenha mais dúvidas ou necessite de maiores informações, entre em contato: joaoflavioce@hotmail.com 

Médico responsável: Dr. João Flávio Nogueira - CRM(CE) 9344

©2009 - Sinus & Oto Centro - Centro de Excelência em Otorrinolaringologia na Clínica da Vinci / Otorrino em Fortaleza, Ceará, Brasil

IMPORTANTE: As informações contidas nesta página foram escritas para ajudar a compreender melhor o seu problema e complementar as orientações dadas por seu médico, mas não excluem a necessidade de uma consulta médica e nem permitem o auto-diagnóstico e tratamento.