TAGS:
OTORRINO
OTORRINO EM FORTALEZA
OTORRINOLARINGOLOGISTA
TUMOR NASAL
NASOANGIO
NASOANGIOFIBROMA
NASOANGIOFIBROMA JUVENIL
Angiofibroma juvenil (nasoangiofibroma):

Nesta seção você saberá:

- O que é um angiofibroma ou nasoangiofibroma ?

- Quais são os sintomas ?

- Qual é o tratamento ?

- E mais...

O que é um angiofibroma ?

O angiofibroma, também conhecido como nasoangiofibroma, é um tumor benigno, sangrante e que ocorre na nasofaringe, ou seja, na região posterior do nariz de algumas pessoas jovens do sexo masculino. Esta doença ocorre exclusivamente em pessoas do sexo masculino e geralmente é diagnosticada na adolescencia por conta de obstrução nasal e sangramentos nasais frequentes. Outros sintomas possíveis podem ser dores de cabeça, dor facial, secreção nasal, diminuição do olfato, dentre outros. Em tumores grandes, pode haver inclusive deformidade facial.

Como faço para saber se tenho um angiofibroma ?

Se você é homem, jovem e apresenta obstrução nasal e sangramentos nasais frequentes, você deve procurar assistência médica, de preferência com especialista otorrinolaringologista ou cirurgião de cabeça e pescoço. Estes médicos podem, através de exame físico (rinoscopia ou até uma endoscopia nasal) e outros exames que podem ser solicitados, como tomografia computadorizada e até ressonância magnética, identificar seu problema.

Outras doenças nasais podem causar sintomas semelhantes, como pólipos nasais, pólipo antro-coanal, também chamado de pólipo de Killiam, e outras lesões nasais potencialmente sérias, tais como teratomas, meningoceles, meningoencefaloceles, cistos dermóides, papiloma invertido, e até mesmo tumores malignos.

E tem tratamento ?

Tem sim. O tratamento é a remoção cirúrgica completa da lesão. Quando isto é possível e realizado há cura completa da doença.

E a cirurgia é simples ?

A cirurgia pode ser realizada de algumas formas, desde abordagens que chamamos de externas, com incisões na face ao lado do nariz ou na gengiva, até abordagens endoscópicas endonasais, sem incisões externas. Não é uma cirurgia simples e às vezes os pacientes têm inclusive que permanecer internados alguns dias em UTI após a realização da cirurgia. A escolha da abordagem irá depender bastante da experiência do cirurgião, instrumentos disponíveis e também do tamanho e localização do tumor.

A cirurgia apresenta alguns riscos principalmente relacionados com o sangramento intra-operatório, visto que estes tumores são altamente vascularizados. Outros riscos, que estão muito relacionados com o tamanho e extensão dos tumores, podem ser fístulas liquóricas, que são comunicações entre a região do cérebro  e o nariz, além de lesões oculares, infecções e outras lesões vasculares.

Atualmente a cirurgia também pode ser realizada após a embolização, ou seja, fechamento por meio de materiais colocados, dos vasos sanguineos que levam sangue ao tumor. Quando isto acontece pode haver menos sangramento intra-operatório. Entretanto também há riscos relacionados com a própria embolização, tais como dormência na face e até mesmo, em casos muito raros, cegueira.

Veja abaixo o vídeo de uma cirurgia totalmente endoscópica para remoção de angiofibroma juvenil:

 

O importante é sempre uma avaliação médica adequada com otorrinolaringologista ou cirurgião de cabeça e pescoço que poderá lhe explicar a localização do tumor, riscos cirúrgicos, além de todos os cuidados pós-operatórios, que também são muito importantes.

Maiores informações: joaoflavioce@hotmail.com   

Médico responsável: Dr. João Flávio Nogueira - CRM(CE) 9344

IMPORTANTE: Estas informações foram escritas para ajudar a compreender melhor o seu problema e complementar as orientações dadas por seu médico, mas não excluem a necessidade de uma consulta médica e nem permitem o auto-diagnóstico e tratamento.

Caso tenha mais dúvidas ou necessite de maiores informações, entre em contato: joaoflavioce@hotmail.com 

Médico responsável: Dr. João Flávio Nogueira - CRM(CE) 9344

©2009 - Sinus & Oto Centro - Centro de Excelência em Otorrinolaringologia na Clínica da Vinci / Otorrino em Fortaleza, Ceará, Brasil

IMPORTANTE: As informações contidas nesta página foram escritas para ajudar a compreender melhor o seu problema e complementar as orientações dadas por seu médico, mas não excluem a necessidade de uma consulta médica e nem permitem o auto-diagnóstico e tratamento.